Sobre submarinos / Videos

Posted on 2013/10/09

0




Un documental sobre el Pennsylvania, el mayor de los submarinos lanzadores de la US.Navy

El U-31, clase 212, basado en células de combustible de hidrógeno y oxígeno

Documental sobre los submarinos nucleares

Promo de Navantia sobre el S-80 español

SOBRE EL PROYECTO DE SUBMARINO NUCLEAR DE BRASIL

El proyecto PROSUB para asegurar la soberanía marítima de Brasil. Reportaje sobre el proyecto (astilleros, base naval, base subterránea, desarrollo tecnológico, submarinos convencionales y submarino nuclear).

Video PROSUB en la versión francesa. A comitiva de Le Drian visitou as obras do Programa de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB), como a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), além da construção do Estaleiro e Base Naval (EBN) de Submarinos, em Itaguaí-RJ. Ele foi acompanhado pelo comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, e do diretor-geral do Material da Marinha, almirante Arthur Pires Ramos.

O ministro conheceu as futuras instalações que possibilitarão a construção do submarino com propulsão nuclear, marco do PROSUB.

A parceria estratégica entre Brasil e França adotou, entre outras, a Cooperação na Área de Defesa, mediante a qual os dois países desenvolverão parcerias industriais e transferência de tecnologia. Essa Cooperação abrange, como uma das metas, a construção conjunta de quatro submarinos com propulsão convencional (S-BR) e a assistência da França para desenvolver a parte não nuclear do projeto de submarino com propulsão nuclear brasileiro (SN-BR).

Análisis del proyecto de submarino nuclear de la Armada Brasileña, documental de la cadena ZDF [en alemán]

Noticia de la inauguración de nuevo astillero para submarinos convencionales y nucleares. Discurso de la presidenta. NBR NOTÍCIAS 01.03.2013: Durante a inauguração da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) em Itaguaí no Rio de Janeiro, foi anunciada a construção de cinco submarinos: quatro convencionais, movidos à diesel e à energia elétrica, e o último movido à energia nuclear. A unidade faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, um dos mais importantes projetos de defesa Nacional. Durante a cerimônia, a presidenta Dilma Rousseff destacou a entrada do Brasil no seleto grupo de países que possui submarino nuclear.

Discurso completo de la presidenta. ATIVIDADES DA PRESIDENTA – 01.03.12: A presidenta Dilma Rousseff participou nesta sexta-feira (1º) da inauguração da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas da Marinha do Brasil (Ufem), em Itaguaí (RJ). Parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), iniciado em 2008, a Ufem é a primeira parcela da infraestrutura necessária à construção e manutenção de submarinos convencionais e nucleares com tecnologia inteiramente nacional. Em seu discurso, Dilma Rousseff destacou a importância do setor para o desenvolvimento tecnológico e para garantia do soberania do país, que ganhou destaque internacional nos últimos anos. Veja discurso na íntegra.

Celso Amorin, ministro, habla del Programa Nuclear de Brasil

Roberto Godoy analiza el proyecto en tv estaduaí

Análisis del proyecto por la tv de Brasil. Entrevistas diversas.

La base de submarinos de Itaguaí en construcción

Visita del ministro francés de Defensa a Brasil y a la base de submarinos en construcción

Submarino Nuclear no Circulo Militar de Campinas -SP Brasil

Palestra – O Programa Nuclear da Marinha e a exposição do novo Submarino Nuclear
Submarino nuclear é uma embarcação movida pela energia produzida por um reator nuclear capaz de submergir e emergir quando desejado. O uso da energia nuclear traz grandes vantagens nestes tipos de embarcação pois possibilita que o submarino permaneça por longos períodos de tempo totalmente submerso, o que não é possível quando é movido a motores diesel pela necessidade de ar ou movido a energia elétrica pois as baterias não possuem longa duração
Submarino de propulsão nuclear brasileiro é um submarino nuclear cuja a fonte de energia é um reator nuclear, cujo calor gerado vaporiza água, possibilitando o emprego desse vapor em turbinas. Está sendo construído com a parceria da França e tem previsão para operação em 2020.
Minério de urânio é toda concentração natural de mineral ou minerais na qual o urânio ocorre em proporções e condições tais que permitam sua exploração econômica – Mineração e Beneficiamento.

O elemento químico Urânio é um metal branco-níquel, pouco menos duro que o aço e encontra-se, em estado natural, nas rochas da crosta terrestre. Sua principal aplicação comercial é na geração de energia elétrica, na qualidade de combustível para reatores nucleares de potência. É também utilizado na produção de material radioativo para uso na medicina e na agricultura. A prospecção e pesquisa de minerais de urânio tem por finalidade básica localizar, avaliar e medir reservas de urânio. Tais trabalhos começam pela seleção de áreas promissoras, indicadas por exame de fotografias aéreas, imagens de radar e de satélites.

A seguir é feita a verificação de campo, destinada a identificar as estruturas ou condições geológicas favoráveis a tal ocorrência e, se positivos os resultados, são implementados os trabalhos de prospecção e pesquisa.

Na unidade de beneficiamento o urânio é extraído do minério, purificado e concentrado sob a forma de um sal de cor amarela, conhecido como “yellowcake”. O minério de urânio é retirado da mina e após processos de extração é enviado para usina de beneficiamento e obtenção do concentrado de urânio, cuja composição química é o diuranato de amônia, conhecido como yellowcake ou concentrado de U3O8.

Documentales de divulgación para jóvenes sobre el funcionamiento del submarino Chikuna, de la Armada de Brasil. Un excelente ejemplo de promoción de cultura de defensa.

Himno

Imágenes de la construcción del S-80 en Navantia

Una visita al S-70 Sirocco en Cartagena

El último viaje del Submarino Peral